segunda-feira, 7 de março de 2016

OUR NUTRITION GUIDES #2

A aveia noturna, ou "Overnight Oats", são flocos de aveia deixados de molho durante a noite no frigorífico para comer no dia seguinte.
Tem uma receita base mas a grande vantagem é que se pode variar todos os dias, de acordo com os seus gostos e com os ingredientes que têm à disposição em casa.

Receita Base
1ª camada: 3 colheres (sopa) flocos aveia + 2 colheres (sopa) leite ou bebida vegetal (aveia, amêndoa, quinoa...etc)
2ª camada: fruta (maça, morangos, banana, frutos vermelhos, manga, kiwi, etc)
3ª camada: iogurte (grego magro, natural, soja)
Opcional no iogurte: sementes (chia, linhaça, sésamo, girassol, abóbora, etc, especiarias (canela, gengibre, noz-moscada em pó)
Opcional topping: frutos secos (amêndoas, nozes, avelãs, etc), raspa limão, lima ou laranja, açúcar, mel, maple syrup, xarope Acer. 

Num frasco hermético (reutilizem frascos de doce por exemplo) ou numa tigela, coloquem os flocos de aveia e o leite (ou bebida vegetal). Sobre a aveia coloquem a fruta, formando uma camada uniforme.
Misturem o iogurte (a gosto), envolvam e coloquem por cima dos frutos.
Tapem o frasco e deixe no frigorífico durante a noite.
De manhã, basta comer assim ou acrescentar mais fruta e um pouco de mel, misturar tudo ou deixar em camadas, e comer diretamente do frasco.



A aveia, além de promover a saciedade, quando ingerida diariamente, ajuda a regular o trânsito intestinal, atua na redução dos níveis séricos do colesterol e no controlo da glicemia (nível de açúcar no sangue).
Vejam este vídeo da Academia Americana de Nutrição e Dietética e aprendam a fazer “Overnight Oats” ou Aveia Noturna. A personalização, como já disse, é a gosto obtendo um delicioso pequeno-almoço ou lanche diferente para levar na marmita todos os dias! 

Experimentem... não se vão arrepender!:)



Mónica Santo

Nutricionista

3 comentários:

  1. Adoro aveia, seja em papas ou nesta versão overnight!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida uma excelente invenção, da qual eu sou fã!

    ResponderEliminar
  3. Para mim estas "overnights" são óptimas para os dias mais quentes e solarengos que se aproximam. :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...