quarta-feira, 6 de abril de 2016

QUANTAS HORAS OS BEBÉS PRECISAM DORMIR?

O tema do sono dos bebés/crianças sempre me levantou muitas dúvidas.

Li muito sobre o assunto, até porque o Vasquinho dormia muito pouco - adormecia tardíssimo e acordava relativamente cedo.

Cedo percebi que a falta de horas de sono à noite estavam a afectar o comportamento do Vasquinho. Tentei pô-lo a dormir mais cedo de todas as formas possíveis e imaginárias... Mas ele tinha o seu horário, muito próprio, e era difícil mudar o esquema. 

Falámos com o pediatra, que nos descansou um pouco ao dizer que se ele acordava por ele de manhã, era porque não precisava dormir mais. Mas, à tarde, precisava de dormir mais... e no colégio, as duas horas impostas pelo horário, não lhe chegavam.

A partir dos 4 anos, começaram os distúrbios nocturnos. As noites interrompidas com gritos que me cortavam o coração, o chamar desesperado pela Mãe quando ele estava nos meus braços e nem me via, os gemidos de dor que não percebia de onde vinham... Não o conseguia acalmar, não o podia acordar (não é aconselhável segundo quem sabe do assunto) para lhe dizer que eu, a sua Mãe, estava mesmo ali ao pé dele. Passados muitos e longos minutos, que pareciam demorar eternidades, lá abrandava a agitação e aos poucos iam sumindo os gemidos, até voltar ao sono calmo. Estas crises ainda duraram uns meses, umas vezes mais frequentes, outras menos... Começamos a perceber o padrão - sempre que o Vasquinho alterava um pouco a sua rotina diária era certo que ia ter uma crise.

Mudámos muita coisa nos nossos dias para conseguir que os horários fossem cumpridos, sempre! Mesmo quando havia festas, ou quando íamos visitar familiares e amigos. As refeições passaram a ser feitas a horas certas, bem como o banho, a escola, as brincadeiras e, principalmente a hora de ir dormir. Nem que estivesse duas horas para o adormecer, mas tinha de dormir! Não foi fácil (porque nós próprios, eu e o D. não tínhamos horários), mas cada dia se tornava mais natural e as crises foram passando.  

Com o António, foi tudo mais fácil. Já sabíamos como tinha de ser. A visão permissiva e "se a criança precisar dorme" não tinha funcionado com o Vasquinho. Nem vacilámos com o António.

Se também houver por aí mães com dúvidas sobre as horas de sono, podem consultar a tabela que deixo aqui, para terem uma noção se os filhos estão a dormir o necessário. Nota importante, as horas de sono à noite e as das sestas não podem ser misturadas, por exemplo, se dormir pouco à noite compensa-se nas sestas durante o dia, não funciona assim! O sono da noite é mesmo muito importante!

Espero que isto vos ajude.

Ana
IdadeNúmero de horas de sono por dia
Recém-nascido16 a 20 horas no total
1 mês16 a 18 horas no total
2 meses15 a 16 horas no total
4 meses9 a 12 horas por noite + duas sestas durante o dia de 2 a 3 horas cada
6 meses11 horas por noite + duas sestas durante o dia de 2 a 3 horas cada
9 meses11 horas por noite + duas sestas durante o dia de 1 a 2 horas cada
1 ano10 a 11 horas por noite + duas sestas durante o dia de 1 a 2 horas cada
2 anos11 horas por noite + uma sesta durante o dia de cerca de 2 horas
3 anos10 a 11 horas por noite + uma sesta de 2 horas durante o dia


Pode também acompanhar as nossa partilhas diárias no INSTAGRAM @morethancookies
www.more-than-cookies.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...