terça-feira, 26 de abril de 2016

OUR GUESTS - MILK

A arte de bem procrastinar

Pois, o título pode enganar, mas não. É mesmo assim. Eu explico.

Quando me estico no sofá com a ideia de não fazer nada, niente, nothing, tenho sempre um combate terrível com a minha mente. É fácil resolvermos que "agora vou esticar-me ali e aproveitar a sesta dos miúdos para ler um livro", mas o nosso Grilo Falante (vá, digam lá, todos temos um Grilo Falante cá dentro, não era só o Pinóquio) é um rapazito chato, que fala pelos cotovelos e nunca nos deixa em paz: "Vais passar pelas brasas? E aquele monte de roupa para passar? Consegues estar para aí a ler sabendo que tens a cozinha para arrumar?". Enfim, se lhe dermos rédea solta, o rapaz vai por aí fora e não há quem o ature, estragando um momento que devia ser gozado em pleno.

Voltando ao assunto que me trouxe aqui: a procrastinação. É fácil, mas como tudo o que é bom, dá trabalho. Em tempos, achava que "adiantar trabalho" era uma boa forma de fazer menos no dia seguinte ou no fim de semana. Mentira! Despachamos umas coisa, não conseguimos ficar quietos e arranjamos logo outra coisa qualquer para fazer. Por isso, não, lamento desapontar-vos, mas essa não é a forma de lidarem com a coisa. Mas tem solução fácil.

A procrastinação só é digna desse nome quando "praticada" em pleno: mente vazia, sem sentimentos de culpa e o truque é planear, planear, planear. Planificar ao máximo, para podermos estar descansadinhos a olhar para o boneco, sem aquele peso na consciência do "devia-estar-a-fazer-não-sei-o-quê" que nos massacra o espírito e não nos deixa descansar. Começar a semana (normalmente ao Domingo à noite, depois de estar tudo arrumado e pronto para a nova semana) a planear o que há para fazer: menus para a semana, lista de compras que vai sendo preenchida com as faltas e os cozinhados do dia. Voltas que é preciso dar, tarefas de casa, anota-se tudo. Por outro lado marcam-se dias para fazer certas tarefas, que se tentam encaixar em dias mais ou menos ocupados. Também podemos (e devemos!) criar rotinas para as tarefas simples do dia a dia; eu começo o dia sempre pela mesma ordem: água morna com limão, banho, arranjar, pequeno almoço (sempre com o miúdo debaixo de olho para não nos atrasarmos). Se por alguma razão não consigo fazer as coisas pela mesma ordem, tenho sempre a sensação de que me esqueci de alguma coisa.

Por isso, se a ideia é procrastinar ao mais alto nível, meus caros, habituem-se a usar listas e planear os vossos dias e semanas o mais possível. Vão ver que ao saberem que está marcado, está anotado e não será esquecido, tiram um peso de cima das costas. As listas são as nossas melhores amigas - usem-nas mas não se esqueçam de as seguir também ;)!

Para terminar, só mais uma coisinha: façam um favor a vocês e ofereçam-se uma horas de procrastinação todas as semanas. Eu sei que anda para aí uma moda que ninguém entende em que temos todos de estar super ocupados e sem tempo para nada. Deixem-se disso: antes de dizerem pela enésima vez à amiga que não têm tempo sequer para respirar, parem, larguem tudo e vão dar uma volta. Ver montras. Arranjar as unhas. Parem. Vão ver que assim que regressarem à "vida real" vai custar menos e rolar muito melhor.



4 comentários:

  1. Bom dia
    Gostei muito deste texto :)
    Já sigo a Ana há muito tempo e gosto sempre de a ler.
    Parabéns pela escolha.
    Boa semana
    Marta
    http://pitinhosdamarta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá!!!
    Excelente publicação, não podia concordar mais com o que aqui está escrito.
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  3. Às vezes refilo das rotinas mas a verdade é que nos orientam e ajudam para a nossa cabeça não explodir😀😀😀😀😀

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,
    Consigo identificar-me neste texto, nem sempre é fácil parar e simplesmente aproveitar o momento, temos sempre aquela sensação de culpa ou de que deviamos estar a fazer qualquer outra coisa.
    Boa semana
    Sandra
    http://craftsacores.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...