quarta-feira, 10 de agosto de 2016

OUR NUTRITION GUIDE #7

Nem só de manteiga vive o pão!
Alternativas saudáveis


Não sou radicalista, e por isso não vou já começar por dizer que a manteiga é um alimento mau e que deve ser banido da nossa alimentação.
Apresenta de facto algumas propriedades nutricionais que a tornam menos interessante: é rica em gordura saturada, que intimamente se relaciona a doenças cardíacas e colesterol mau.

Assim, apresento-vos algumas alternativas mais saudáveis a terem em conta na hora de barrar o vosso pão:

Azeite
Rica em gorduras monoinsaturadas e com propriedades anti-inflamatórias, o azeite poderá ser a alternativa número um à manteiga.

Simples ou temperado com alho ou ervas, escolha sempre azeite extra virgem e de baixa acidez.


Manteiga de frutos oleaginosos

Em termos nutricionais, são altamente calóricas, mas ricas em proteínas de origem vegetal, em gorduras mono e polinsaturadas, benéficas e importantes para a saúde cardiovascular. Apresentam ainda uma elevada quantidade de vitamina E, poderoso antioxidante.
O importante não é contar calorias, mas sim contar nutrientes.


Hummus

O Hummus tradicional é uma pasta de grão-de-bico, pasta de sésamo e especiarias. Sendo que atualmente existem variações à receita clássica substituindo ou acrescentando novos sabores de outros alimentos como, abacate, beterraba, pimentos.
A nível nutricional, esta alternativa é rica em proteínas de origem vegetal, fibras e cálcio.


Fruta

Uma alternativa às tradicionais compotas. Vantagem: consumo de fruta fresca recheada de vitaminas e minerais que pode ser adoçada com mel, agave, calda de açúcar de coco ou açúcar mascavado.


Mónica Santo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...