terça-feira, 12 de abril de 2016

SEM AÇÚCAR

Já faz quase um ano que ando a mudar os meus hábitos alimentares aos poucos. Como já tinha referido, tinha uma alimentação muito má mesmo! Não só saltava refeições como as poucas que fazia eram à base de produtos embalados (sumos, bolachas, chocolates, etc). Um dia, de certeza, que isso se iria reflectir na minha saúde. 

E, depois da decisão tomada, foi substituir uns alimentos por outros, ter horas, preparar com antecedência as refeições. Não, não foi fácil e ainda não é, mas tenho a certeza que compensa. 

Recentemente, mais propriamente depois de ler este post, tentei eliminar o açúcar refinado da minha alimentação. Tarefa para lá de difícil! ;) Mas, decidi tentar!

Primeiro, tomar a decisão. Depois informar algumas pessoas da decisão tomada, faz com que a pressão seja maior e que nos mantenha na luta sem desistir (custa mais assumir que não conseguimos do que tentar mais um dia). Terceiro, ler alguma informação sobre o assunto e saber que alimentos se pode/deve comer que não contenham adicção de açúcar refinado.

Isto é tudo teoria, claro! Comigo não funcionou! O vício é muito grande e por isso, ao fim do segundo dia já só pensava em doces, bolos, chocolates... Bom, não quer dizer que não funcione com outras pessoas ;) eu sou mesmo muito dependente!

Alternativa: retirar aos poucos.

A meia de leite matinal já escorrega bem sem o tradicional pacote de açúcar, apenas polvilho alguma canela. Deixei de tomar café, porque não consigo mesmo beber sem açúcar. Os meus snacks são frutos secos, fruta ou legumes (palitos de cenoura são óptimos). Deixei os Cheerios e o Nestum (pareço uma criança...) e substitui por granola. E quando me apetece alguma coisa doce (muitas vezes por dia) como uma destas bolinhas de cacau, amêndoas, tâmaras e côco :) (a receita também está neste post)

Bom e perguntam vocês: então onde está o açúcar? eu respondo: no pão de Deus que como todas as manhãs ;) não consigo retirar no meu menu diário... pelo menos, por enquanto!

Digamos que é um meio sucesso ou um meio fracasso, como se quiser ver. Mas já aprendi imenso sobre o assunto e, o melhor de tudo, estou a conhecer muitas receitas alternativas que já estou a testar com os meninos cá de casa, nos lanches que levam para a escola. Depois vou partilhando algumas delas e dizendo se eles gostaram ou não ;)

Estas são as bolinhas que me fazem as delícias por estes dias! Óptimas, óptimas, óptimas! :)

Ana






Pode também acompanhar as nossa partilhas diárias no INSTAGRAM @morethancookies
www.more-than-cookies.pt

3 comentários:

  1. Deixar o acucar não é de todo uma tarefa nada fácil! Mas com muito esforço e dedicação pode-se conseguir!!
    Conheço bem esta receita que aqui partilhas e sou fã dela!! Uma delícia saudável!!
    Força nesta tua caminhada!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Há já bastante tempo que não consumo açucar em casa. Nem sei dizer como e quando é que deixei de consumir... Apesar de beber café esporadicamente ao fim-de-semana tive deixar de o beber pq me deixava muito mal disposta; aí foi logo meio pacote de açucar que deixei de consumir. Como não bebo leite animal tb não preciso de o adoçar, pois os leites vegetais já são bastante adocicados. Além disso tenho o cuidado de comprar leites vegetais que só têm açucares naturalmente presentes e não adicionados. Nos chás tb já não meto açucar há muito tempo. Quando quero o chá um pouco mais doce meto mel ou geleia de arroz. :) Quanto a alimentos processados (que contêm sempre tantooooss açucares), tb tento não consumir muito. Apenas de vez em quando.
    Obviamente que peco... De vez em quando lá como um pastelinho de nata ou faço um outro bolinho ou doce. Mas são tão poucas as vezes que acho que tb não faz mal. Além disso em casa uso sempre açucar mascavado escuro que é um pouco menos "agressivo".
    Acho que tudo deve ter o seu peso, conta e medida e que devemos viver bem no equilibrio. :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...