quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

BOLO MÁRMORE DE CHOCOLATE COM GANACHE

Este fim-de-semana foi um desafio... estudo intensivo para os testes das próximas semanas. Apesar de termos dois excelentes alunos lá em casa, a transição para o 5º ano do mano mais velho está a fazer-se notar. Este período está a ser mais calmo que o anterior e conseguimos que aos poucos o horário de estudo (feito com o professor e revisto em casa pelos pais) comece a ser cumprido.

Mas pôr dois meninos de 10 e 8 anos a estudar não é de todo fácil sobretudo quando têm um mano de três anos para distrair ainda mais. Qualquer coisa serve de desculpa para interromper o estudo. Mas este fim-de-semana fomos um sucesso e a matéria de Matemática foi toda revista, estudada e praticada em fichas de avaliação feitas por mim. Muito a agradecer às excelentes aulas do professor e aos apontamentos irrepreensíveis do Afonso!

Ajuda muito nestas alturas dar-lhes momentos de descanso e distração bons, uns mais pequenos, outros maiores. No Sábado, fiz uma lasanha, que por sorte acabou por ficar a melhor de sempre, para comemorar os 100% do teste de Música do Afonso. Ficam mesmo felizes de comemorarmos as pequenas vitórias e dá-lhes ânimo para os desafios que lhes propomos. Depois de almoço saímos de casa e até ao dia seguinte ninguém pensou mais em estudo.

No Domingo à tarde, e para quebrar um período grande de estudo, fiz um bolo... receita nova escolhida de um dos nossos livros preferidos lá em casa, o The Golden Book of Chocolate. E a receita escolhida por mim e o Afonso foi Bolo Mármore com Cobertura de Chocolate. Foi aprovado pelos 5 :) Claramente uma receita a repetir.

Bolo Mármore de Chocolate com Ganache

Ingredientes:

1 chávena (250g) de manteiga, amolecida
1 e 1/3 chávenas (200g) de farinha
1/2 colher de chá de sal
3/4 de colher de chá de fermento
150g de chocolate
3/4 chávena (150g) açúcar
4 ovos grandes
1/2 chávena (125ml) de leite

Ganache

125g de chocolate
1/4 (60ml) de natas

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar uma forma de bolo inglês (usei uma forma em formato de coroa).
Juntar a farinha, o sal e o fermento numa taça.
Derreter o chocolate em banho maria.
Bater a manteiga na batedeira, em velocidade baixa, até estar macia (cerca de 2 a 3 minutos). Juntar o açúcar e aumentar a velocidade para média. Bater até estar estar cremoso.
Juntar os ovos, um de cada vez, e bater até estar misturado em cada adição. Reduzir a velocidade para baixa e juntar gradualmente os ingredientes secos alternadamente com o leite.
Juntar metade desta massa no chocolate derretido e mexer bem.
Deitar colheres de sopa das duas massas alternadamente na forma. Usar uma faca para "cortar" a massa e fazer o efeito marmoreado.
Levar ao forno até que o palito inserido no meio saia limpo (cerca de 50 minutos; no meu forno levou cerca de 30 minutos).
Deixar arrefecer ligeiramente por 10 minutos.

Para a ganache:
Colocar o chocolate numa taça.
Aquecer as natas numa caçarola pequena a até quase ferverem. Deitar as natas no chocolate e mexer bem até ficar cremoso.


Desenformar o bolo e com uma espátula espalhar a ganache no bolo.

Mónica




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...