terça-feira, 5 de julho de 2016

OUR NUTRITION GUIDE #6

Vamos à praia com as crianças? Os alimentos certos para as férias de verão.

Passar o dia na praia, na piscina ou fazer um piquenique significa comer fora ou levar lanches de casa.
Existe uma falta de imaginação generalizada nas refeições consumidas na praia/piscina ou em piqueniques, não vão muito além das sandes de queijo ou fiambre, os tradicionais rissóis, croquetes ou pastéis de bacalhau, as famosas batatas fritas, e claro... a bola de Berlim!
Sendo que, as refeições na praia devem ser de fácil digestão, alimentos como estes, tão ricos em gordura, não são de todo os mais apropriados.
A falta de horários mais rígidos para as refeições e o calor pedem muita água e lanches que possam manter a energia dos pequenos, tendo sempre em mente os objetivos principais: hidratar e nutrir.

Estas são as minhas dicas para lanches saudáveis para quem vai de férias com crianças:

Dica 1 – Segurança alimentar
Levar uma geleira ou mala térmica com alimentos preparados em casa. É possível fornecer uma comida mais saudável, despistar dos lanches calóricos e ainda economizar.
É muito importante ficar atento à conservação dos alimentos, que facilmente podem estragar com o calor — Se optar por alimentos perecíveis, é preciso levar na mala térmica gelo suficiente para envolver todo o alimento, mantendo assim os alimentos fora de perigo.
Evite alimentos que se podem deteriorar com o calor (molho de iogurte, fiambre e maionese).
Também não é boa ideia levar para a praia natas, produtos de pastelaria com cremes de ovos e chantilly, marisco, queijo fresco, e iogurtes, ovos, carne ou peixe mal cozinhados.

Dica 2 – Hidratar é a palavra de ordem
Água: é indispensável. A melhor forma de manter as crianças hidratadas é bebendo bastante água. Forneça sempre, em intervalos curtos de tempo.
Em vez dos refrigerantes açucarados que, além de contribuírem para o aumento de peso, não saciam a sede devido ao elevado teor de açúcar que contêm, serão boas alternativas os chás e tisanas frios preparados em casa ou as águas com sabor.

Dica 3 – Vitaminas e minerais
Frutas e vegetais: aproveite aqueles que contêm nutrientes que ajudam na proteção da pele contra o sol como melancia, mamão/papaia, melão, morango ou laranja. Leve a fruta inteira, em pedaços ou em forma de espetadas.
Outra opção é a fruta desidratada.
Prepare palitos de vegetais com pepino, cenoura, aipo.
O tomate cherry também é uma boa opção para levar na lancheira, ou ainda legumes cozidos como brócolos.

Dica 4 – A escolha dos hidratos de carbono
Sanduíches: prefira sempre o pão integral. Fuja das maioneses, queijos frescos/requeijão, que exigem mais cuidados na conservação.
Bolachas: aposte sempre nos que apresentem maior teor de fibra e menor teor de açúcar. Evite os recheados e muito industrializados.
Tostas e gressinis também são uma boa alternativa salgada de biscoitos.
Bolos: é um lanche que as crianças gostam e também pode ser saudável. Como? Acrescente na massa do bolo cenoura, beterraba, espinafres ou courgete.
Outros: Snacks de pipocas, feitas em casa a partir de milho ou míni-doses de cereais integrais para petiscar também são boas opções.

Dica 5 – quando não resistimos às tentações!
Se optar por comprar algum alimento à beira-mar, deve manter a atenção nas condições de higiene tanto do produto como do vendedor. Observe a limpeza do recipiente que contém o alimento e a forma como o vendedor o manuseia.

Mónica Santo

Pode também acompanhar as nossa partilhas diárias no INSTAGRAM @morethancookies
www.more-than-cookies.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...