quinta-feira, 29 de setembro de 2016

READY, ON YOUR MARKS, GET SET, BAKE!

Uma das coisas que mais me faz sentir em casa é o cheiro. Em qualquer parte do mundo, o cheiro do café acabado de tirar, ou do bolo de canela a sair do forno, fazem-me sentir em casa. 

Apesar de gostar de experimentar novas comidas, novos temperos, novos alimentos, gosto ainda mais de poder comer sempre que quero "as minhas coisas".

Não sei explicar bem, nem porquê, mas até o leite aqui sabe diferente. Por isso, junto sempre café e polvilho com canela ou cacau e já fica mais parecido com o que bebia em Portugal ;)

Tenho tido tempo para experimentar algumas receitas novas, coisa que em Lisboa nem sempre conseguia. A lista das receitas em espera é enorme!!! E, dela fazem parte vários tipo de pão. Fazer pão leva o seu tempo, tem o seu ritmo próprio, é preciso ter disponibilidade para a atenção e dedicação que estas receitas exigem. Talvez por isso, nunca me tenha aventurado.

O meu pequeno almoço nos dias de semana era sempre igual: meia de leite e pão de Deus com manteiga. A meia de leite agora consigo arranjar parecido, mesmo fora de casa, mas o pão de Deus... nem vê-lo! 

Tempo + saudades = Do it yourself!

Lá ganhei coragem e comecei a fazer os meus pães de Deus! Usei a receita da Bimby, mas na realidade acabei por fazer manualmente (porque tenho a velocidade espiga da Bimby avariada). Deixo aqui a receita que vem no livro "A Bimby, massas e doces".

Ingredientes para a massa:

100g leite
150g água
100g açúcar
100g manteiga
25g fermento padeiro fresco
1 pitada de sal
500g farinha, tipo 65
1 ovo para pincelar

Ingredientes para a cobertura:

50g coco ralado
30g açúcar
2 c. sopa de leite

Preparação:

Coloque no copo o leite, a água, o açúcar, a manteiga, o fermento, o sal e programe 2min/37ºC/vel 1.
Adicione 300g de farinha e programe 15seg/vel 6.
De seguida, junte a restante farinha e programe 3min/vel espiga. Retire a massa e deixe que dobre de volume.
Forme bolas com aproximadamente 90g cada. No meio de cada uma, e com a ajuda de uma faca, faça um corte em cruz na parte superior. Pincele com o ovo batido.
À parte misture o coco, o açúcar, o leite e coloque uma porção em cima de cada bola de massa. Deixe levedar durante 30 minutos.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 20 minutos.

Simplesmente d-i-v-i-n-a-l! A parte da cobertura, por mim, tinha comido tudo à colherada mesmo antes de pôr nas bolas de massa ;) o cheirinho do coco... tão bom!

Na parte da receita que diz: deixe que dobre de volume eu tive de esperar uns 30 minutos, mas irá depender da temperatura ambiente ou do sítio onde deixam a massa. Também diz na receita para estar 20 minutos no forno, eu deixei um pouco menos e mesmo assim, para a próxima acho que ainda retiro do forno mais cedo.

Objectivos completamente cumpridos! Check numa receita de pão, check em matar saudades dos sabores e cheiros de lá (daí), do meu país, da minha casa.

Ana

 Antes de ir ao forno
Prontos a comer ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...