segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

ZANGUEI-ME COM O NATAL

Se calhar já é um bocadinho tarde para falar do Natal... Ainda assim, aqui vai.

Com partida marcada para dia 16 de Dezembro, estava convencida que teríamos todo o tempo para estar com família e amigos, ficando ainda com algum tempo disponível para tratar de alguma coisa que fosse necessária, como cancelar seguros e ir a médicos.

Preparámos cá o nosso Natal, o primeiro neste país. Comprámos um pinheiro natural aqui mesmo, no mercado de Portobello Road, fomos escolher decorações à Liberty e fizemos o resto em casa, com os meninos, que adoram pôr as mãos na "massa". 

Esperava ter um misto de sentimentos, entre a alegria e as saudades. Não tive. Só alegria. Entusiasmo para tornar mágico o primeiro Natal dos meninos cá. Não havia espaço para as saudades e, dentro de pouco tempo, estaríamos todos em Portugal outra vez. 

Chegou o dia de irmos. A ansiedade do Vasquinho crescia a cada instante, acho que só acalmou depois de chegarmos a casa da Avó Li, muito tempo depois uma vez que a avó mora na Beira Baixa.

Alguns dias depois fomos para a Avó Fá, no Ribatejo. Fizemos algumas viagens a Lisboa para visitar amigos e mais família. O Vasquinho foi à Dra. Filipa arrancar o primeiro dente, o D. e eu também tratámos de alguns assuntos pendentes. Chegou o dia 24, que foi celebrado com a minha família e logo depois o 25 celebrado com a família do D.. Fizemos as malas e regressamos dia 26.

Aprendemos com os erros... Não tivemos tempo para estar realmente com as pessoas. Estas alturas de festa, as famílias e amigos reúnem-se e acabamos por estar com todos mas sem dar a devida atenção a cada um. Fizemos muitos, muitos quilómetros. Já nem sabíamos explicar aos meninos porque é que tínhamos de andar sempre a saltar de casa em casa. Acho que eu própria não tinha resposta.

Fizemos presentes giríssimos para as professoras do Vasquinho, mas não sei porquê, não chegaram a receber... Fiz embrulhos com cartões recortados por nós e escritos pelos meninos, chegaram a Portugal todos amachucados. Alguns até tive de os desfazer e tirar caixas para caber na mala. Alguns dos presentes que recebemos em Portugal tiveram de ficar para trás. Enfim...

Chegámos a Londres exaustos, mas mesmo... Claro que os dias que passámos em Portugal foram de alegria, mas exigiu muito de nós e a sensação que fica é que não conseguimos chegar a todos.

Este ano zanguei-me com o Natal. 

Espero conseguir fazer as pazes no próximo!

Ana  

 Natal em Portugal

 Natal em Portugal

 A preparar os presentes

 Decorações feitas por nós para a árvore de Natal

 A nossa árvore

Presentes para as professoras

5 comentários:

  1. Oh Ana, tão verdade... É tão complicado... O meu Jorge trabalha por turnos e nos últimos três anos temos tido de passar o Natal os dois, sós. Não vamos ao Ribatejo, não vamos a Leiria, não vamos à Figueira da Foz. O primeiro ano foi esquisito. O segundo foi mais ou menos. Este ano, foi calmo. Ambos aceitámos que era assim. A verdade é de que depois estamos com as pessoas com mais calma: um dia para cada lado. Não há 400 ou 500km feitos em 2 dias para estarmos com todos, mas muito a correr, sem tempo, que era o nosso Natal sempre. E nem gozávamos a casa, nem a árvore, nem a comida, era tudo "a despachar". Olhando para trás, penso que não era Natal. Estes anos, os meus pais e a minha família e alguns amigos vêm almoçar cá a casa no dia 26 ou no dia 27 e sabe pela vida. Chamamos o Natal de 26 ou o Natal de 27 :). Este ano, casámos no dia 27 e voltámos a ter a família connosco. Com tempo, com calma. Um verdadeiro Natal, apesar de agora nunca ser a 24 ou a 25 :) Um beijinho muito grande para Londres, nem imagino as saudades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela partilha Lídia. Às vezes penso: porque é que tem de ser tudo tão difícil? Mas, basta olhar à minha volta e perceber que tenho é de agradecer pela família que tenho e por todas as coisas boas. É como dizes, temos de nos adaptar e prolongar o Natal, fazer como pudemos sem ser um sofrimento!
      Beijinho grande
      Ana

      Eliminar
  2. Vais ver que para o ano as coisas já vão ser diferentes e mais calmas. Este ano foi tudo novo, tudo muito diferente do que estavam acostumados. Para o ano já vão desfrutar de outra maneira. :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
More than one instance of Sumo is attempting to start on this page. Please check that you are only loading Sumo once per page.