segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

OUR DAYS - BOLO DE NATAS

No Natal passado um dos presentes que ofereci à mana foi o livro Mãos à Obra da Constança Cabral. Ainda me lembro do dia em que a mana me falou do blog Saídos da Concha... estava em casa de licença de maternidade e li o blog todo do início até ao post mais recente. Desde aí que tenho seguido sempre a Constança de perto (através do blog).

O livro como não podia deixar de ser é lindo e a cara da mana que adora costura e tudo o que é trabalhos manuais. Já eu não apesar de gostar de ver não tenho qualquer vocação para essas coisas e o que mais me chamou a atenção no livro foram as receitas.

Assinalei logo várias para experimentar e duas já estão aprovadas lá em casa :) Uma delas até já tive oportunidade de repetir várias vezes e é sucesso garantido - o bolo de natas. O bolo para além de ser muito fácil e rápido de fazer, é delicioso. Adoro a textura com que fica depois de pronto.

Na noite de passagem de ano decidi fazê-lo para os mais novos poderem comer uma vez que as outras sobremesas não eram adequadas à idade (o Francisco ainda não come chocolate).

E assim este bolo delicioso passou o ano connosco e ainda fez parte do pequeno-almoço do primeiro dia do ano. Acho mesmo que é o bolo ideal para a primeira refeição da manhã, brunchs ou lanches.

Hoje partilho convosco a receita que podem encontrar no livro da Constança (um verdadeiro must have).

Ingredientes:

200g natas
250g de açúcar
150g de farinha de trigo
1 c.café de fermento para bolos
3 ovos inteiros
raspa de 1 limão

Preparação:

Aquecer o forno a 180ºC.
Untar e enfarinhar uma forma.
Bater as natas com o açúcar e a raspa de limão.
Juntar os ovos inteiros, um a um, e ir batendo.
Juntar a farinha com o fermento aos poucos e envolver (não bater muito).
Deitar na forma.
Pôr no forno e deixar cozer cerca de meia hora (como todos os fornos são diferentes, é importante ir vigiando a cozedura).
Tirar o bolo do forno, esperar 10 minutos e desenformar.
Polvilhar com açúcar (parece desnecessário, mas garanto que vale a pena).

Mónica





Pode também acompanhar as nossa partilhas diárias no INSTAGRAM @morethancookies

2 comentários:

  1. Sem dúvida que a Constança Cabral é uma fonte de inspiração. Já há alguns anos que sigo o seu blog,adoro o seu estilo de vida. A maneira simples como vive o seu dia a dia é realmente muito inspirador.
    Ainda não tenho o livro dela, mas já há algum tempo que está na minha lista de livros que quero comprar.
    Nunca fiz essa receita mas uma amiga minha um dia destes fez e eu gostei muito do bolinho. O teu está com um aspecto delicioso. E que linda a travessa aonde o colocaste.
    Beijinho e boa semana*

    ResponderEliminar
  2. A Constança é "culpada" de muita coisa que eu tenho feito desde há uns anos para cá... O blog, a Tia Anica, enfim... Obrigada, Constança! Quanto ao bolo de nata escusado será dizer que eu, que não tenho jeitinho nenhum para bolos e afins o faço várias vezes cá em casa e sai sempre bem! É óptimo!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
More than one instance of Sumo is attempting to start on this page. Please check that you are only loading Sumo once per page.