quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

OUR DAYS - O tempo

O tempo hoje em dia é o nosso bem mais precioso. E se é verdade que temos que trabalhar e que nos dedicar a um sem número de tarefas diariamente (levar e buscar filhos à escola e atividades, compras, preparar pequenos-almoços, lanches e jantares, preparar roupa, ter tudo organizado em casa, ...) também é verdade que precisamos de guardar um bocadinho deste tempo (ainda que seja pouco) para as coisas que mais gostamos e nos fazem felizes.

Quando se tem o primeiro filho de repente parece que o tempo encolhe e de facto passamos a ter muito mais coisas para fazer no mesmo número de horas. E depois quando temos o segundo e depois o terceiro volta a encolher mais duas vezes. Mas neste momento em que tenho os meninos com 9, 7 e 2 anos acho que o mais difícil mesmo é quando aparecem os trabalhos de casa a sério (sobretudo agora que já são de dois).

Gerir o tempo é algo cada vez mais difícil, pelo menos para mim. Sempre que estou a fazer uma coisa, lembro-me das outras dez que devia estar a fazer em vez. É muito fácil estar nas compras (de supermercado) a pensar que ainda há uma festa de um amigo para confirmar, um trabalho de casa em atraso, o jantar para fazer e por aí fora. Mas quando estamos a fazer alguma coisa cujo benefício direto não é da família mas sim é nosso, ainda é mais difícil evitar estes pensamentos. No entanto não há outra forma de o fazer senão tentar distribuir o tempo o melhor que se consegue entre todas as vertentes da nossa vida.

O esforço que temos que fazer é grande, muitas vezes até enorme mas no fim do dia quem ganha sempre é a família. E é assim que dou por mim a conseguir ir ao ginásio à hora de almoço três ou quatro vezes por semana (dependendo da agenda da semana), a ir arranjar as mãos, fazer uns almoços mais descontraídos, a ler umas páginas de um livro e a ver as minhas series preferidas.

Alguns dos truques que uso para "tirar" o mínimo de tempo possível da família são:

- ir ao ginásio à hora de almoço
- arranjar as mãos geralmente ao sábado à hora das sestas (ou às vezes durante a semana já depois do jantar)
- aproveitar quando estão a dormir para avançar algo que seja necessário em casa, ler umas páginas de um livro ou ver um episódio da serie do momento
- fazer compras online o máximo possível (tanto de supermercado como de outros bens necessários)
- ver na televisão ou ler só aquilo que acho que vale mesmo a pena (de forma a vermos o tempo que estamos a usar como um "investimento" e não como um "gasto").

E nos últimos dias do ano que passou e nos primeiros deste ano consegui ver as últimas seasons de duas das minhas series preferidas - Homeland e Downton Abbey. Duas series excelentes que valem mesmo a pena o investimento de tempo!






Pode também acompanhar as nossa partilhas diárias no INSTAGRAM @morethancookies

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
More than one instance of Sumo is attempting to start on this page. Please check that you are only loading Sumo once per page.