segunda-feira, 17 de outubro de 2016

OUR NUTRITION GUIDE #9

Pensar BIO

Sempre acreditei bastante na qualidade dos produtos biológicos, pelas razões nutricionais evidentes, mas também porque na realidade o sabor é diferente... não aceito que me digam que os produtos biológicos tem o mesmo sabor que os que compramos sem os serem... a suculência e o sabor no seu total é incomparável.

Na realidade, cada vez mais a comunidade científica se debruça sobre as vantagens destes alimentos. Eu acho que o uso de pesticidas e agrotóxicos pode ser uma grande vantagem para que as colheitas cresçam viçosas e resistentes a diversas pragas, mas.... existe sempre um mas... e para mim, é mais que evidente que o recurso a pesticidas a longo termo poderá trazer consequências devastadoras para a nossa saúde e para o meio ambiente.

Um dos riscos ao utilizar pesticidas é a mutação de genes, e este é o principal fator desencadeador do tão temido cancro!

O consumo recorrente de pesticidas e antibióticos na plantação de alimentos e posterior consumo humano traduz-se numa debilidade para o sistema imunitário. As doenças crónicas crescem exponencialmente, as alergias e intolerâncias são cada vez mais frequentes. As razões são de várias ordens, mas acredito que o que comemos se encontram na base.

Sempre fui frequentadora de mercados e supermercados biológicos. Quando a Baby C. nasceu decidi que no que me fosse possível iria tentar dar-lhe alimentos de origem biológica desde a introdução alimentar até à sua diversificação.

Acredito que esta minha escolha lhe trouxe vantagens pois raramente faltou à escola ou esteve doente. Coincidência ou não!

Claro que estes alimentos são mais caros e fazer este tipo de alimentação não é fácil em 100% do tempo. Mas sempre que posso... pego na minha cesta e rumo a um mercado biológico.

Viver em Lisboa é sem dúvida uma vantagem para quem gosta deste tipo de alimentos. Cada vez mais existem mercados de rua e supermercados com todos os alimentos que vão desde carne, peixe, fruta, legumes, laticinios, enlatados, cereais e até alimentos para bebés.

Este fim-de-semana, cá em casa comemorou-se o dia mundial da alimentação (não fosse eu nutricionista!) e por isso a alimentação BIO esteve mais presente. 

Fomos até ao mercado do Príncipe Real onde a frescura dos legumes é aliciante, as cores são vibrantes e o sabor é sem dúvida genuíno!

Pensem nisto... :)


Nutricionista M. Carolina Santo







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...