segunda-feira, 17 de outubro de 2016

OUR NUTRITION GUIDE #9

Pensar BIO

Sempre acreditei bastante na qualidade dos produtos biológicos, pelas razões nutricionais evidentes, mas também porque na realidade o sabor é diferente... não aceito que me digam que os produtos biológicos tem o mesmo sabor que os que compramos sem os serem... a suculência e o sabor no seu total é incomparável.

Na realidade, cada vez mais a comunidade científica se debruça sobre as vantagens destes alimentos. Eu acho que o uso de pesticidas e agrotóxicos pode ser uma grande vantagem para que as colheitas cresçam viçosas e resistentes a diversas pragas, mas.... existe sempre um mas... e para mim, é mais que evidente que o recurso a pesticidas a longo termo poderá trazer consequências devastadoras para a nossa saúde e para o meio ambiente.

Um dos riscos ao utilizar pesticidas é a mutação de genes, e este é o principal fator desencadeador do tão temido cancro!

O consumo recorrente de pesticidas e antibióticos na plantação de alimentos e posterior consumo humano traduz-se numa debilidade para o sistema imunitário. As doenças crónicas crescem exponencialmente, as alergias e intolerâncias são cada vez mais frequentes. As razões são de várias ordens, mas acredito que o que comemos se encontram na base.

Sempre fui frequentadora de mercados e supermercados biológicos. Quando a Baby C. nasceu decidi que no que me fosse possível iria tentar dar-lhe alimentos de origem biológica desde a introdução alimentar até à sua diversificação.

Acredito que esta minha escolha lhe trouxe vantagens pois raramente faltou à escola ou esteve doente. Coincidência ou não!

Claro que estes alimentos são mais caros e fazer este tipo de alimentação não é fácil em 100% do tempo. Mas sempre que posso... pego na minha cesta e rumo a um mercado biológico.

Viver em Lisboa é sem dúvida uma vantagem para quem gosta deste tipo de alimentos. Cada vez mais existem mercados de rua e supermercados com todos os alimentos que vão desde carne, peixe, fruta, legumes, laticinios, enlatados, cereais e até alimentos para bebés.

Este fim-de-semana, cá em casa comemorou-se o dia mundial da alimentação (não fosse eu nutricionista!) e por isso a alimentação BIO esteve mais presente. 

Fomos até ao mercado do Príncipe Real onde a frescura dos legumes é aliciante, as cores são vibrantes e o sabor é sem dúvida genuíno!

Pensem nisto... :)


Nutricionista M. Carolina Santo







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
More than one instance of Sumo is attempting to start on this page. Please check that you are only loading Sumo once per page.