quinta-feira, 20 de outubro de 2016

UM BOCADINHO DO VERÃO

Claro que antes de virmos para Londres, passámos mais tempo com a família e, aproveitámos o sol do nosso país, sabendo que cá não seria o mesmo.

Fomos, como temos feito sempre, passar uma semana com os avós e mãe do D., perto da serra. A junção de várias paisagens e a hipótese dos meninos terem experiências de diferentes tipos é excelente! Temos serra, animais, piscina, muitas brincadeiras e - o mais importante - família!

Acho o máximo os meninos ainda terem bisavós! Do lado do D., porque (infelizmente) eu já não tenho avós. Vê-los pegarem na mão do bisavô, com mais de 80 anos, e leva-lo até aos cavalos para que lhes possa ensinar a sua arte. Andarem atrás da bisavó para aprenderem como se trata dos animais. É mesmo demais. Enche-me de alegria. E, quase que me distancio, fico a ver como se de um filme se tratasse, o amor que vai crescendo entre gerações, a amizade pura, os segredos que vão sendo transmitidos para que perdurem nas próximas gerações, as histórias que se contam que foram vividas na primeira pessoa, toda a ternura com que os meus filhotes são acolhidos, a infinita paciência mesmo quando já mais ninguém os consegue aturar - para os bisavós não há energia a mais, há saúde; não há meninos mal comportados, há vida; não há caretas disparatadas, há brincadeiras - que sensação de paz e tranquilidade, de que tudo está bem. Um grande, grande privilégio!

Os meninos puderam ter mais umas aulas de equitação com o bisavô, pela tardinha quando estava menos calor e aproveitar o sol de manhã e um bocadinho à tarde. Melhorar as braçadas, o Vasquinho já treinou sem as braçadeiras e o António já se aguentou sozinho com a ajuda da bóia. Exploraram a quinta, desde plantas a animais. Provaram frutos das árvores, tiraram ovos às galinhas, distribuíram comida pelos diferentes animais que por lá há, brincaram, andaram de bicicleta, jogaram à bola, conheceram novos amigos, correram, montaram e sei lá que mais! :) Com tudo isto, é fácil perceber porque é que eles, Vasco e António, têm tantas saudades dos bisavós. 

As novas tecnologias dão uma grande ajuda. E, apesar da idade, os bisavós falam todas as semanas connosco pelo Skype. Um tablet, wireless e algumas explicações, assim tão simples! O que não fazem para poderem estar mais perto de quem gostam?! Não podia estar mais feliz por termos conseguido ter tempo de qualidade lá antes de virmos e também por conseguirmos que esta ligação se mantenha com conversas regulares.

Já não falta assim tanto para regressarmos, mas os meninos adoram contar as novidades e ver as pessoas que gostam e temos conseguido minimizar a distância assim desta forma. O Vasquinho também fala de vez em quando com os amiguinhos - aqui, tenho de agradecer às mães queridas que se lembram de ligar e que emprestam o iphone aos filhos para que possam falar por facetime e pôr a conversa em dia!

Dia a dia, tudo vai ficando mais fácil, mais natural :)

Ana










Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
More than one instance of Sumo is attempting to start on this page. Please check that you are only loading Sumo once per page.