quinta-feira, 20 de outubro de 2016

UM BOCADINHO DO VERÃO

Claro que antes de virmos para Londres, passámos mais tempo com a família e, aproveitámos o sol do nosso país, sabendo que cá não seria o mesmo.

Fomos, como temos feito sempre, passar uma semana com os avós e mãe do D., perto da serra. A junção de várias paisagens e a hipótese dos meninos terem experiências de diferentes tipos é excelente! Temos serra, animais, piscina, muitas brincadeiras e - o mais importante - família!

Acho o máximo os meninos ainda terem bisavós! Do lado do D., porque (infelizmente) eu já não tenho avós. Vê-los pegarem na mão do bisavô, com mais de 80 anos, e leva-lo até aos cavalos para que lhes possa ensinar a sua arte. Andarem atrás da bisavó para aprenderem como se trata dos animais. É mesmo demais. Enche-me de alegria. E, quase que me distancio, fico a ver como se de um filme se tratasse, o amor que vai crescendo entre gerações, a amizade pura, os segredos que vão sendo transmitidos para que perdurem nas próximas gerações, as histórias que se contam que foram vividas na primeira pessoa, toda a ternura com que os meus filhotes são acolhidos, a infinita paciência mesmo quando já mais ninguém os consegue aturar - para os bisavós não há energia a mais, há saúde; não há meninos mal comportados, há vida; não há caretas disparatadas, há brincadeiras - que sensação de paz e tranquilidade, de que tudo está bem. Um grande, grande privilégio!

Os meninos puderam ter mais umas aulas de equitação com o bisavô, pela tardinha quando estava menos calor e aproveitar o sol de manhã e um bocadinho à tarde. Melhorar as braçadas, o Vasquinho já treinou sem as braçadeiras e o António já se aguentou sozinho com a ajuda da bóia. Exploraram a quinta, desde plantas a animais. Provaram frutos das árvores, tiraram ovos às galinhas, distribuíram comida pelos diferentes animais que por lá há, brincaram, andaram de bicicleta, jogaram à bola, conheceram novos amigos, correram, montaram e sei lá que mais! :) Com tudo isto, é fácil perceber porque é que eles, Vasco e António, têm tantas saudades dos bisavós. 

As novas tecnologias dão uma grande ajuda. E, apesar da idade, os bisavós falam todas as semanas connosco pelo Skype. Um tablet, wireless e algumas explicações, assim tão simples! O que não fazem para poderem estar mais perto de quem gostam?! Não podia estar mais feliz por termos conseguido ter tempo de qualidade lá antes de virmos e também por conseguirmos que esta ligação se mantenha com conversas regulares.

Já não falta assim tanto para regressarmos, mas os meninos adoram contar as novidades e ver as pessoas que gostam e temos conseguido minimizar a distância assim desta forma. O Vasquinho também fala de vez em quando com os amiguinhos - aqui, tenho de agradecer às mães queridas que se lembram de ligar e que emprestam o iphone aos filhos para que possam falar por facetime e pôr a conversa em dia!

Dia a dia, tudo vai ficando mais fácil, mais natural :)

Ana










Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...