domingo, 28 de fevereiro de 2016

SENTIR A CHUVA

Sobre o tempo... Quantas conversas temos com pessoas que só encontramos uma vez na vida sobre este tema? As divagações que se fazem sobre se vai chover ou não. Não me parece mal, até porque temos de dizer alguma coisa para quebrar o gelo quando vamos no elevador, por exemplo, com o vizinho debaixo. A questão é que nunca consigo ser "verdadeira", ou por ter pouco tempo para explicar o que realmente penso, ou simplesmente para não ser olhada de lado por ter uma opinião diferente.

A maioria das pessoas prefere o sol, o Verão ou a Primavera. Eu não prefiro nenhuma estação do ano, não prefiro o sol à chuva, ou os dias claros aos cinzentos. Tenho um grande respeito pela natureza, por todas as estações do ano e sei bem a falta que cada elemento faz aos seres vivos em geral. Os alimentos não crescem se não houver chuva suficiente para encher as barragens que vão regar os campos onde estes estão semeados/plantados. O pólen não consegue "viajar" se não houver vento. E podia dar muitos mais exemplos. Mas, a verdade é que gosto de todas as estações do ano e gosto ainda mais de as aproveitar ao máximo. Fazer em cada uma delas o que é típico. 

Adoro estar à lareira no Inverno, ou ficar no fim-de-semana em casa a ver um filme e comer scones com chá enquanto chove lá fora. Adoro ver os relâmpagos que cortam as nuvens cinzentas carregadas de água a iluminarem o céu. Contar os segundos que separam essa luz do som da trovoada, para saber se está perto ou longe, lembra-me de quando era pequenina e o fazia em casa com os meus pais e a mana. Se essa contagem fosse curta, já sabíamos que daí a pouco tempo teríamos de ir buscar as velas porque a electricidade ia abaixo. Grelhar a carne nas brasas da lareira, também era hábito lá em casa e aquele sabor a fumo/carvão/lareira acompanha-me até hoje.

No Outono, adorava descobrir o nome das árvores a que pertenciam as folhas que encontrava no chão, ainda hoje o faço mentalmente. O cheiro a castanhas assadas quando passamos na rua por um vendedor de castanhas, adoro! E adoro comê-las ;)

Da Primavera é muito fácil gostar :) é a estação das flores, de começar de novo. O verde começa a aparecer, o chão seca, o sol espreita e é ideal para passeios e sair para visitar novos sítios.

O Verão lembra férias, e quem não gosta de férias? ;) Faço questão de ter sempre uns dias na praia e passear muito à noite, noites em que parece ainda estar no ar o calor que o sol deixou durante a tarde.

Gosto de todas, cada uma à sua maneira. Mas gosto da chuva. Gosto. O cheiro a terra molhada traz-me lembranças da minha infância. Brincadeiras clandestinas à chuva que acabavam sempre por ser descobertas porque chegava toda molhada a casa! 

Agora, que já sou crescida ;) e sou mãe, olho para os meus filhotes e vejo a alegria deles nos dias em que chove a contrastar com o ar pesado dos adultos. Adoram sentir a chuva (claro que não os deixo à chuva durante horas!), ver as gotas a escorrer nos vidros do carro e acompanhar o percurso com o dedo, todo o ritual de abrir o chapéu de chuva e voltar a fechar e apanhar mais umas gotas de chuva. Gostam de sentir o fresquinho de cada gota e olhar para o céu a perceberem de onde vêm:

Vasquinho: "Mãe de onde vem a chuva?"
Eu: "Vem das nuvens."
Vasquinho: "Mas quando é que ela cai?"
Eu: "Quando as nuvens ficam muito cinzentas quer dizer que já têm muita água e começam a entornar cá para baixo."
Vasquinho: "Aquela ali está muito escura, vai chover?"

Espero que esta alegria e brilho nos olhos deles não desapareça à medida que vão crescendo. Espero conseguir passar-lhes a mesma ideia que tenho, que chova ou faça sol podemos aproveitar o dia sempre.

Vamos sentir a chuva em vez de ficar molhados ;)

Ana




Pode também acompanhar as nossa partilhas diárias no INSTAGRAM @morethancookies

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...